Evento foi realizado no dia 12 dezembro no Centro de Referência em Educação de Sorocaba (SP)
Encerrando as atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em 2017 na 15ª Região (Campinas e Região), a Amatra 15 realizou, no último dia 12/12, a Culminância com os estudante em Sorocaba. O evento foi realizado no Centro de Referência em Educação e contou com a presença de cerca de 200 participantes entre alunos e familiares, profissionais da rede municipal de educação, representantes do governo municipal e magistrados.
Estiveram presentes as seguintes autoridades e parceiros do Programa TJC: João Batista Martins César, Desembargador do TRT15 e Coordenador do Programa na 15ª Região; Firmino Alves Lima, juiz do TRT-15, representando a Escola Judicial da 15ª região (Ejud15); Valdir Rinaldi Silva, juiz do TRT15 e coordenador do Juizado Especial da Infância e Adolescência (JEIA) de Sorocaba; Juliano Alexandre Ferreira, procurador do Trabalho no município de Sorocaba; e Viviane Scalise Liberatoscioli Arruda, secretária adjunta de Educação de Sorocaba.
Ao usar a palavra, João Batista Martins César ressaltou a alegria de estar presente no evento, pois, no seu entender, a Culminância é o momento mais importante do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, já que os alunos serão os destaques e falarão sobre o que aprenderam no curso do programa.
Já Firmino Alves Lima, mencionou que a participação no TJC integra a formação continuada dos magistrados da 15ª Região e recordou, entusiasmado, da implantação do Programa, em parceria com a juíza Adriene Sidnei de Moura David Diamantino, realizada dez anos atrás, no município de Piracicaba, quando ainda era um projeto embrionário.
Valdir Rinaldi Silva enfatizou que a conquista dos direitos e da cidadania decorre de interesse perene e compartilhou o seu lema desde a juventude: “ver, julgar e agir”. Para ele, a educação é instrumento fundamental para o aperfeiçoamento dessa curiosidade.
Posteriormente, Juliano Alexandre Ferreira parabenizou o desenvolvimento e o impacto do TJC entre os alunos e os professores. Citou o Programa como ferramenta para o exercício e a manutenção dos direitos sociais, ideia compartilhada pela secretária-adjunta, Viviane Scalise Liberatoscioli Arruda, para quem o TJC é sinônimo de incremento do currículo dos alunos da EJA e de uma aliança bem-sucedida entre o Judiciário e os professores.
Entre as apresentações, foram projetados os vídeos produzidos pelas escolas abordando temas diversos, incluindo o impacto da educação entre os alunos, a retrospectiva das atividades desenvolvidas no âmbito do TJC nas escolas e as críticas às reformas trabalhista e previdenciária. Notável, também, foi a declamação do “Poema da Necessidade”, de Carlos Drummond de Andrade, pelas alunas Cassilda dos Santos e Maria do Socorro Silva, da EM Ronaldo Campos de Arruda, como reflexão para os tempos atuais.