Evento foi realizado na Faculdade de Direito de Itu
Magistrados e professores da rede municipal reuniram-se no último dia 26/7, na Faculdade de Direito de Itu, para o 1º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania em Itu. Prestigiaram o evento cerca de 100 participantes.
Participaram da mesa de abertura o presidente da Amatra 15 (Campinas e Região), Marcelo Bueno Pallone, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Itu, Patrícia Muller Gazzola, o prefeito Municipal de Itu, Guilherme Gazzola, o secretário Municipal de Educação de Itu, Walmir Eduardo da Silva Scaravelli, o presidente do Sindicato dos Comerciários e Vereador, Luciano Alves Ribeiro e o diretor da Faculdade de Direito de Itu, Mário Antonio Duarte.
Na sequência, o juiz do Trabalho da 15ª Região, Pablo Souza Rocha, proferiu a palestra “Cidadania, ética e corrupção”, refletindo sobre a estrutura social, a ética e as práticas políticas no Brasil, convocando os participantes a assumirem papéis proativos nessas esferas. Em seguida, a desembargadora do TRT15, Gisela Rodrigues Magalhães de Araújo e Moraes ministrou a palestra “Mediação de Conflitos no Trabalho”, apresentando a organização, o funcionamento e a produtividade do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas, estabelecido na Sede Administrativa do TRT15, e salientando os ganhos mútuos obtidos através da conciliação entre reclamantes e reclamados. Por fim, o presidente da Amatra 15 abordou o tema “Reformas trabalhista e previdenciária: como nos afetam?”, destacando os principais pontos da Lei nº. 13.467/2017, que implementou as recentes mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT); Também apresentou um panorama da Seguridade Social, os principais pontos da reforma proposta para a Previdência e os cenários futuros.