Evento foi realizado no Teatro Municipal José de Castro Mendes
Cerca de 600 participantes, entre professores das escolas públicas de Americana, Campinas, Indaiatuba, universitários e magistrados, participaram do 7º Encontro para Capacitação do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, realizado no último dia 2 de maio no Teatro Municipal José de Castro Mendes, em Campinas (SP). O TJC é uma iniciativa da Anamatra, - para levar noções de direito do trabalho aos alunos e professores em todo o pais - e tem coordenação regional da Amatra 15 (Campinas e Região).
Participaram da mesa de abertura o Presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, desembargador Fernando da Silva Borges, o diretor da Escola Judicial TRT15/EJUD-15, desembargador Manoel Carlos Toledo Filho, o diretor de Direitos Humanos e Cidadania e representante da Amatra 15, desembargador João Batista Martins César, o procurador-chefe do Ministério Público do Trabalho em Campinas, Eduardo Luis Amgarten, a secretária municipal de Educação, Professora Solange Villon Kohn Pelicer, a diretora executiva da Fundação Municipal para Educação Comunitária, Darci da Silva, a presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Campinas e Região, Sanae Murayama Saito, o coordenador de Pós-Graduação em Direito do UNISAL, Hugo Lourenço Moreira Santos, o diretor do Departamento Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Campinas, Juliano Pereira Mello, o supervisor de Programação do SESC Campinas, Denis Salzano da Silva, o gerente do Departamento Jurídico da Hyundai Motor Brasil, Gustavo Ierardi Goulart e o gerente do SEBRAE Campinas, Senhor Nilcio Cairbar de Souza Freitas.
Na sequência, a diretora de Cursos de Duração Continuada da ESMAT 15, Camila Ceroni Scarabelli, ministrou a palestra “Os Direitos da mulher e do adolescente”, destacando a evolução da proteção legal desses atores sociais. Em seguida, o Presidente da AMATRA XV, Juiz Marcelo Bueno Pallone, proferiu a palestra “A Reforma trabalhista e previdenciária”, salientando as intenções e as consequências práticas desses projetos políticos para os trabalhadores.
Na ocasião, o diretor de Direitos Humanos e Cidadania da Amatra 15, João Batista Martins César, refletiu sobre a natureza da corrupção e as suas implicações para o Brasil, ao ministrar a palestra “Cidadania, ética e corrupção”. Posteriormente, o técnico do Seguro Social do INSS, Gabriel Ribeiro Barnabé, proferiu a palestra “Aposentadorias: tipos, contribuições, carência e idade”, apresentando um panorama da proteção previdenciária ao trabalhador brasileiro. Por fim, ambos os palestrantes responderam às perguntas propostas pelos participantes.
Ao final do evento, foram sorteados três exemplares do livro “Trabalho Infantil: Mitos, Realidades e Perspectivas - Estudos em Homenagem ao Professor Oris de Oliveira”, doados pela Lacier Livraria Jurídica.