Tribunal aprovou a realização de auditoria para investigar as contas da seguridade social e os impactos da DRU
A Anamatra, juntamente com outras entidades, esteve nesta terça-feira (31/01) em audiência com o ministro presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Raimundo Carreiro, para discutir a realização de auditorias nas contas da Previdência Social e quanto aos impactos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) sobre o orçamento da seguridade social. A entidade foi representada pelo diretor de Assuntos Legislativos, Luiz Colussi.
As entidades entregarem memorais denunciando as propostas e números falaciosos da PEC que podem prejudicar toda a população. Na oportunidade o presidente do TCU informou que já foi instituída comissão, por meio de portaria, que já deu início aos trabalhos de auditoria nos números da previdência, cujo relator é o ministro José Múcio Monteiro e será feita por três unidades do TCU. Também destacou que o tribunal já realizou quatro auditorias na Previdência Social, que foram encaminhadas ao governo como subsídio.
Na audiência também foi deliberada a necessidade de pedir aos parlamentares para que não votem a PEC até que a auditoria do TCU conclua os trabalhos. O diretor Legislativo da Anamatra fez uma avaliação da audiência e destacou ser importante que o TCU também se manifeste sobre o tema. “Esta auditoria nas contas da previdência terá a finalidade de arbitrar quem tem razão na guerra de números, no que diz respeito à existência de déficit, conforme indica o governo em sua campanha para reformar a Previdência, ou de superávit como afirmam as associações. Esse trabalho é fundamental e vai demonstrar a todos que o quadro real da Previdência é superavitária”, destacou.
Organizado pela Associação Nacional dos Aposentados, Idosos, Deficientes, Pensionistas e dos segurados da Previdência Social (Anadips), o encontro também contou com a participação de diversas outras entidades associativas (Anfip, Cobap, Ajufe, Fenajufe, Auditoria Cidadã, OAB, Associação dos Procuradores, Associação dos Procuradores Federais, Fenasps, Anauni, OAB, AMB, Anprev, entre outros)
Reunião OAB - O diretor de Assuntos Legislativos, Luiz Colussi, também esteve em reunião no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, para discutir também a questão das mobilizações contra a Reforma da Previdência. A reunião contou com a presença de diversas entidades da sociedade civil, associações, sindicatos e conselheiros da OAB.