Anamatra apresenta Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) à diretora da Enamat

Diretoras da entidade são recebidas em audiência pela ministra Cristina Peduzzi

As diretoras de Cidadania e Direitos Humanos, Noemia Porto, e de Formação e Cultura, Silvana Abramo, participaram, nesta terça-feira (13/12), de reunião com a ministra Cristina Peduzzi, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), diretora da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat) para entregar o material atualizado do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a exemplo das cartilhas e do vídeo institucional.

Na audiência as diretoras destacaram a relevância do Programa e dialogaram com a ministra sobre a possibilidade de um espaço para apresentação do TJC aos magistrados durante os cursos de formação inicial da Enamat. “O objetivo de levar o TJC para os magistrados logo nos cursos de formação é apresentar a iniciativa da Anamatra e a importância do papel social do juiz, bem como do conhecimento de direitos e deveres pela camada da população que mais necessita”, explica Noemia Porto.

O encontro também teve como foco discutira a importância da validação das horas de formação pertinentes à participação dos membros da Magistratura do Trabalho em eventos da Anamatra, a exemplo do Congresso Internacional. “A Anamatra tem preocupação com a programação científica dos eventos de forma a sempre oferecer ao juiz algo que contribua com a sua função. No caso do Congresso Internacional especificamente, estamos falando de um rico intercâmbio de informações com a realidade do Poder Judiciário em outros países”, pontua Silvana Abramo.

 Sobre o TJC -  O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania foi criado em 2004 por iniciativa de cidadania da Anamatra, e é desenvolvido, regionalmente, pelas Amatras. Até o ano de 2016, o TJC beneficiou mais de 150 mil pessoas e envolveu 15 mil educadores em 22 estados e no Distrito Federal. Por meio do programa magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, levam noções básicas de direitos fundamentais, Direito do Trabalho, Direitos da Criança e do Adolescente, Direito do Consumidor, Direito Penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.

Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de esquetes criadas pelos alunos com o acompanhamento de professores e magistrados. A Cartilha do Trabalhador é o principal instrumento de aplicação do Programa. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma didática. Clique aqui e conheça essa e outras publicações utilizadas pelo Programa.

 

 

 

_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra