O presidente da Anamatra, Germano Siqueira, prestigiou, na tarde desta segunda-feira (12/9), a sessão solene de posse da ministra Cármen Lúcia na Presidência do Supremo Tribunal Federal (STF) e do ministro Dias Toffoli na Vice-Presidência.
Em seu discurso, a ministra afirmou que o Judiciário reclama mudanças e a cidadania exige satisfação de seus direitos, como a Constituição Federal assegura. “Justiça é sentimento a ser respeitado em especial pelo juiz, cujo ofício é garantir que a segurança do ser humano se fortaleça e para que a vida com os outros seja mais amena”, disse.
Em entrevista à jornalista Renata Lo Prete, da Globo News, exibida logo após a posse, a ministra afirmou que buscará conhecer melhor o projeto de reajuste dos subsídios, até para, se for o caso, revê-lo.
Segundo a ministra, ela vai analisar as consequências do reajuste que segundo ela, “já se puseram graves e nefastas para o Brasil”. “A minha primeira providência será verificar todos os dados e esclarecer para os juízes e a população o quer está acontecendo, com absoluta transparência”, afirmou, esclarecendo que o projeto de reajuste foi enviado na gestão do ministro Ricardo Lewandoswki.
Para o presidente da Anamatra, “a entidade considera importantíssimo o olhar prioritário da nova gestão para a cidadania, o que também foi feito pelo ministro Lewandowski em políticas adotadas no Conselho Nacional de Justiça (CNJ)". Nesse desenho institucional proposto pela ministra, segundo o presidente, é importante reconhecer a necessidade do aparelhamento da Justiça de primeiro grau, bem como a recomposição remuneratória parcial da Magistratura. “O Judiciário não consegue preencher seus quadros e, mais grave, não dispõe de mecanismos que valorizem a antiguidade na carreira, que tende a se estagnar ainda mais após o aumento da idade limite para aposentadoria e com expectativa de mais uma reforma previdenciária", analisa Germano Siqueira
Foto: Carlos Humberto SCO/STF
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991