Crianças e adolescentes de duas escolas do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Goiás tiveram um dia pra lá de especial esta semana. Cerca de 30 estudantes percorreram mais de 100 quilômetros para ver de perto onde trabalhadores e patrões acertam suas desavenças trabalhistas. A ação faz parte das atividades do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), promovido pela Anamatra e desenvolvido no estado pela Amatra 18 (GO), que retomou o projeto este ano com o apoio do juiz Luciano Crispim.
Tainá foi uma das estudantes que visitou a Justiça do Trabalho em Goiás. A meninas conta que gostou de conhecer o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania e ouvir o juiz Pedro Henrique Menezes, da 13ª Vara do Trabalho de Goiânia, explicar como funciona a conciliação. “Eu achei muito bom porque quando eu crescer eu vou saber de tudo e dos direitos”, disse. Em seguida, as crianças conversaram com o juiz Rui Barbosa, da 2ª Vara do Trabalho, e puderam ver de perto o que acontece e uma audiência.
A visita foi acompanhada pela juíza Ana Deusdedith, titular da Vara do Trabalho de Goiás, pela secretária municipal de Educação, Ângela Fonseca, e mais cinco professoras do ensino fundamental da Cidade de Goiás. Para Ana, "o programa tem uma dimensão muito grande e eu fiquei emocionada de ver a resposta das crianças que estão captando informações que vão ser muito úteis para a vida delas”, ressaltou. Já Ângela afirmou que a iniciativa é muito bem-vinda. “Reunimos crianças da cidade e da zona rural, estudamos a cartilha sobre direitos trabalhistas e também tivemos a oportunidade de conversar com os pais, o que tornou o trabalho ainda mais produtivo”.
A professora Heloísa Moretti, da Escola Municipal Os Pequeninos, também gostou do programa e destacou a integração da escola, dos estudantes e das famílias.
Agora, será a vez dos juízes visitarem as duas escolas para conversarem mais uma vez com os jovens sobre direitos trabalhistas, cidadania e relações de trabalho. O projeto se encerra com a “culminância”, quando os estudantes demonstram por meio de atividades multiculturais o que apreenderam durante o processo.
Informações e foto: Amatra 18
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