Além de comemorar o Dia da Criação dos Cursos Jurídicos e o Dia do Advogado, 11 de agosto é também lembrado em todo o país pelo Dia do Magistrado (Portaria conjunta PRES/CRE no 010/2015). Neste dia, a Anamatra aproveita para homenagear todos os profissionais do Direito, magistrados, ativos e aposentados, que integram esse importante e destacado ramo do Judiciário, responsável por concretizar os princípios do Direito do Trabalho.
Para o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, “a data é uma oportunidade para lembrar dos desafios diários enfrentados pelos magistrados, no cumprimento de suas funções jurisdicionais. No que diz respeito aos magistrados do Trabalho faço especial destaque para um dos papeis centrais do juiz de solucionar os conflitos entre empregados e empresas, e também de fazer valer os direitos fundamentais da pessoa humana no contexto das relações individuais e coletivas do trabalho, contribuindo para a manutenção da democracia e a redução das desigualdades", exaltou.
O dia 11 de agosto também lembra os 189 anos da fundação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil. Em 1827 surgiram a Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, em São Paulo, e a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, transferida para a cidade de Recife em 1854.
Foto: Divulgação
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991