O tema Previdência Social foi a pauta central das discussões da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) nesta terça-feira (31/05) no Senado Federal. Na ocasião, a Anamatra participou do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social, em parceria com outras associações de classe e centrais sindicais. A intenção é criar um grupo que possa dialogar sobre a reforma da previdência anunciada pelo governo.
Entre os principais objetivos, a Frente defenderá da manutenção dos direitos sociais e da gestão transparente da Seguridade Social, além do equilíbrio financeiro e atuarial da Previdência Social pública e solidária.
O diretor de Assuntos legislativos, Luiz Colussi, representou a Anamatra no evento, destacando a importância da Frente na defesa dos direitos dos trabalhadores. “A Frente vem para garantir que uma possível reforma da previdência não seja usada como motivo para reduzir direitos básicos conferidos aos trabalhadores”.
A iniciativa das discussões partiu do senador Paulo Paim, que tem mostrado preocupação com o sistema, principalmente com o início do governo interino de Michel Temer. "Todos os governos que passaram pelo Planalto foram uníssonos ao dizer que a seguridade social tinha problemas. A seguridade não terá problemas se pararem de desviar para outros fins os recursos das políticas sociais", destacou o parlamentar.
Também estiveram presentes ao lançamento da Frente os juízes Maurício Marchetti (Amatra 2) e Ronaldo Siandela (Amatra 15), membros da Comissão Legislativa da Anamatra.
O tema continua em debate no Senado no decorrer do dia. Entre os assuntos que serão abordados estão redução de direitos, a diferença de gênero, a previdência rural, a convergência de regimes, a estrutura do Seguro Social Brasileiro, entre outros.
* Com informações Agências Câmara e Senado
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991