O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania encerrou suas atividades de 2015 na 21ª Região (RN), com a realização da culminância final. O evento ocorreu no dia 18 de novembro, no Ginásio Professor Marcelo Carvalho (DED), bairro de Candelária, em Natal e contou com apresentações das escolas participantes e premiação para as melhores redações.
Os representantes das seis escolas participantes do Programa estiveram presentes, e os alunos realizaram apresentações especiais, como peças teatrais e recitais, que tratavam de temas referentes ao direito do trabalho.
Dentre as apresentações, destacou-se uma peça encenada pelos alunos do Centro Estadual de Educação Senador Jessé Pinto Freire (Cenep), que abordou o tema dos direitos trabalhistas das domésticas grávidas. "O PTJC foi uma atividade muito importante, pois nos ajudou a conhecer a justiça do trabalho", disse a aluna do Cenep, Maria Eduarda.
As coordenadoras do Programa na Região, juízas do Trabalho, Simone Jalil e Rachel Vilar, falaram sobre a importância de aproximar a Justiça do Trabalho da comunidade por meio das escolas. "É com muita alegria que estamos concluindo os trabalhos de 2015, com a sensação de dever cumprido e acreditando que o PTJC proporcionou transformação na vida desses adolescentes", ressaltou Raquel Vilar . “Ficamos emocionadas, pois sabemos que plantamos uma semente e que estamos formando verdadeiros cidadãos. Esse é o sentimento mais importante do PTJC", avaliou Simone Jalil.
Durante todo ano, o Programa realizou diversos ciclos de palestras, ministrados por juízes, procuradores, advogados e servidores, com o objetivo de passar noções de direito do trabalho aos estudantes das escolas participantes.
Neste ano de 2015, no Rio Grande do Norte, o Programa teve como participantes as Escolas Estaduais Ana Júlia Mousinho, Francisco Ivo, Berilo Wanderley, Professor Antônio Pinto, Professora Maria Araújo e o CENEP, localizadas em Natal e escolas do interior como a Antônio Aladim, em Caicó e Juscelino Kubistchek, em Assu.
O TJC é uma iniciativa da Anamatra, realizada, no estado potiguar, desde 2006, pela Amatra 21 (RN), em parceria com o TRT-RN, com a Secretaria Estadual da Educação, com a OAB,com o MPT-RN e com a Associação Norteriograndense dos Advogados Trabalhistas (Anatra).
* Texto e foto Ascom/TRT 21
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991