No dia 2 de outubro, a Associação dos Magistrados do Trabalho da 9ª Região (Amatra 9/PR) marcou história na luta pela democratização do Poder Judiciário. A entidade reuniu, pela primeira vez, os candidatos à presidência e vice-presidência do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região (TRT-PR), às vésperas das eleições, para dialogarem sobre temas pertinentes à administração da instituição.
Além de expor propostas e discutir ideias, os candidatos tiveram a oportunidade de responder a perguntas de magistrados de primeiro e segundo graus. O diretor Administrativo da Anamatra, Paulo da Cunha Boal, participou do encontro realizado no auditório da Amatra 9, em Curitiba. O evento foi transmitido ao vivo pela Internet em link disponibilizado previamente a todos os associados, contabilizando mais de 200 visualizações.
Conduzida pelo presidente da Amatra 9, José Aparecido dos Santos, a programação teve início com a participação dos desembargadores Marlene Teresinha Fuverki Suguimatsu e Sérgio Murilo Rodrigues Lemos, candidatos à vice-presidência. Os magistrados enalteceram a iniciativa da entidade e relataram suas considerações concernentes às atribuições do cargo pretendido.
Após rápido intervalo, o evento teve continuidade com os dois candidatos à presidência do TRT-PR, desembargadores Ana Carolina Zaina e Arnor Lima Neto, que apresentaram os principais pontos de suas propostas de trabalho. Ambos ressaltaram a importância da comunicação institucional e do diálogo franco com os magistrados.
A futura Administração do TRT paranaense foi eleita no último dia 5 para o biênio que iniciará no mês de dezembro.
Consulta - No dia 28 de setembro, o Pleno do TRT-PR aprovou, por unanimidade, a participação dos magistrados vitalícios de primeiro grau nas eleições para os cargos de presidente e vice-presidente, mediante consulta não vinculativa, a partir de 2017. “Trata-se de conquista histórica e importante avanço institucional no processo de democratização interna”, avalia o presidente da Amatra 9, José Aparecido dos Santos, que acompanhou a sessão do Tribunal Pleno.
Mobilização - No ano passado, a Amatra 9 intensificou a atuação em prol da democratização. A entidade reivindicou eleições diretas no TRT-PR e promoveu ato público na capital paranaense, com o apoio das associações nacionais – Anamatra, AMB e Ajufe, reunindo magistrados, políticos e estudantes na Faculdade de Direito da Universidade Federal do Paraná.
Fonte: Ascom/Amatra 9 (PR)
_________________________________________________
É permitida a reprodução, total ou parcial, do conteúdo publicado no Portal da Anamatra mediante citação da fonte.
Assessoria de Imprensa
Anamatra
Tel.: (61) 2103-7991