A Anamatra comemora nesta segunda-feira (28/9) os seus 39 anos de fundação. Quase quatro décadas após a sua fundação, a entidade que congrega cerca de 4.000 juízes do Trabalho das 24 regiões segue atuando em prol da defesa dos interesses e prerrogativas dos associados, bem como pelo crescente prestígio da Justiça do Trabalho.
Para o presidente da Anamatra, Germano Siqueira, as lutas encampadas pela Anamatra são reconhecidas perante os três Poderes, bem como organismos internacionais. “A Anamatra transcende os interesses corporativos, de elevada importância, para alcançar a luta pela valorização da Justiça do Trabalho, pelos direitos sociais e por uma sociedade mais justa”, afirma.
40 anos
Em 2016, a comemoração dos 40 anos da Anamatra terá um destaque especial durante o 18º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que ocorrerá em Salvador (BA), dos dias 27 de abril a 30 de abril de 2016.
O maior evento da Magistratura do Trabalho, realizado a cada dois anos, debaterá o presente e o futuro da Magistratura, ao ensejo das comemorações dos 40 anos da Anamatra. O objetivo será debater bandeiras históricas da Anamatra no decorrer dessas quatro décadas.
Entre os subtemas que guiarão a apresentação de teses pelos juízes associados estarão a unidade da Magistratura, o futuro da carreira (com enfoque para o novo Estatuto da Magistratura e a saúde dos magistrados), a desconstrução ideológica e legislativa do Direito do Trabalho e a independência do Poder Judiciário à luz do novo Código de Processo Civil (abordando, inclusive, a questão do ativismo judicial).