A importância do protagonismo juvenil na construção da cidadania foi o tema do ciclo 2015 do programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), cujas atividades começaram nesta terça-feira (12/5), no Recife (PE). Por meio do Programa da Anamatra, realizado na 6ª Região pela Amatra 6 (PE), os juízes do Trabalho visitaram a EREM Beberibe, às 14h30, para tira-dúvidas com os alunos da escola.
Este ano o Programa, na 6ª Região, foca suas atenções na temática "Juventude e mobilização articuladas com Justiça e Educação, fortalecendo a Cidadania". A intenção é mostrar a importância da educação aos jovens enquanto caminho para se tornarem cidadãos íntegros, participando ativamente da construção de uma sociedade justa e comprometida com valores da cidadania.
No encontro, os alunos fizeram apresentações culturais sobre o tema e, em seguida, poderão tirar dúvidas com os juízes sobre assuntos variados do mundo do trabalho. Esta foi a primeira de seis visitas do TJC ao longo deste ano, que visa ajudar jovens a se manterem conscientes de seus direitos e deveres, preparando-os para encarar a vida adulta e o mundo profissional.
Capacitação – Em três encontros no mês de abril, o tema do TJC 2015 foi tratado com os professores das instituições de ensino participantes. O objetivo foi torna-los multiplicadores dos conteúdos antes do início do programa. Assim, durante a visita, os jovens apresentarão números teatrais, paródias musicais e jograis sobre os assuntos explorados, mostrando o que já aprenderam sobre o tema. Posteriormente, os juízes ficarão à disposição para tirar dúvidas dos alunos sobre questões ligadas ao protagonismo juvenil ou à legislação trabalhista.
* Com informações Ascom/Amatra 6 (PE) e foto TRT 6 (PE)