Na manhã desta terça-feira (07/10), o presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Guilherme Feliciano, ministraram palestras para 850 meninas carentes, com idade entre 12 e 18 anos, da Escola Vila das Crianças, localizada na cidade de Santa Maria (DF). O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luís Roberto Barroso também esteve presente falando sobre ética e os três Poderes. As palestras fizeram parte das comemorações dos 13 anos de fundação e funcionamento na instituição no Brasil.
Em sua intervenção, Paulo Schmidt fez um panorama sobre a Constituição Federal, explicando de forma simples como é o funcionamento e a construção das leis, além de falar sobre os direitos trabalhistas e sua evolução até os dias atuais. Também explicou sobre terceirização e os diversos problemas que acometem esses trabalhadores, entre eles os altos índices de acidentes do trabalho. "A minha intenção é fazer vocês pensarem naquilo que está acontecendo", disse.
O diretor de Prerrogativas conversou com as alunas sobre a questão do trabalho infantil e trabalho escravo. Falou ainda sobre o trabalho do menor aprendiz, que veio para facilitar o ingresso do adolescente no mundo do trabalho, permitindo a formação profissional do jovem, sem comprometer os seus estudos e o seu desenvolvimento como pessoa. "O que eu disse é o que vocês têm que saber lá fora para se protegerem. E a melhor maneira de se blindar contra isso é conhecer minimamente seus direitos", afirmou.
De acordo com a diretora administrativa da Vila das Crianças, Irmã Jucunda Hu, as meninas avaliaram positivamente as palestras. "As alunas consideraram muito úteis as informações, pois puderam conhecer um pouco mais sobre o mundo do trabalho e também os seus direitos", disse.
Ao final do evento, as alunas receberam exemplares da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, principal material didático do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania(TJC), iniciativa da Anamatra que leva noções de direitos, ética e cidadania a estudantes e jovens trabalhadores em diversas regiões do país.
Sobre a instituição
A Escola Vila das Crianças mantém, de forma totalmente gratuita, aproximadamente 850 meninas carentes, com idade entre 12 e 18 anos, de diferentes regiões do Brasil com renda familiar de até R$ 240,00, que moram e estudam na instituição. Além disso, a entidade atende, de forma gratuita e em período integral, 100 crianças da comunidade local, com idade entre três e cinco anos, as quais estão matriculadas na educação infantil.
As meninas da Vila das Crianças também recebem assistência médico-odontológica, além de educação profissional técnica nas áreas de enfermagem, nutrição, saúde bucal, secretariado, indústria do vestuário, educação alimentar e informática.
FC/VD Anamatra