Alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) de duas escolas públicas de Indaiatuba (SP) receberam a visita de juízes da Justiça do Trabalho para um bate-papo sobre noções básicas de direitos fundamentais, do trabalho, previdenciário, ética e cidadania. A troca de experiências entre alunos e magistrados faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra realizada na 15ª Região pela Amatra 15 com parceria do Projeto Conexão Social Sindivarejista e da Secretaria de Educação Municipal.
No dia 15 de setembro, o encontro reuniu cerca de 60 alunos, que receberam a juíza do Trabalho de Americana (SP) Natália Scassiotta Neves Antoniassi, que desenvolveu uma conversa informal com os alunos, além de falar sobre ética e de sua trajetória profissional. No dia seguinte, cerca de 100 estudantes receberam o juiz do Trabalho de Sorocaba (SP) Bernardo Moré Frigeri.
Para a juíza e coordenadora do TJC na 15ª egião, Cristiane Rondelli, as visitas são fundamentais no programa. “É a parte mais gratificante deste trabalho. Nela acontece uma troca muito interessante. Para os alunos, que quebram paradigmas, para eles nascemos juízes. E, para nós, que enxergamos melhor a realidade”, afirmou.
No dia 8 de outubro, os alunos do EJA farão uma visita ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região, ocasião em que serão recebidos pelo presidente do Tribunal, desembargador Flavio Alegretti de Campos Cooper, e conheceram um pouco mais sobre o funcionamento da Justiça do Trabalho. Já o encerramento do Programa, conhecido como culminância, acontecerá no dia 11 de novembro.
*Com informações do Sindivarejista e foto Giuliano Miranda/Prefeitura de Indaiatuba