Alunos do 8º e 9º ano da Escola Municipal Arthur da Costa e Silva, de Cariacica, na periferia da Grande Vitória (ES), visitaram as instalações da Justiça do Trabalho, na quinta-feira (21/8), e tiveram uma rara oportunidade: acompanharam audiências bem de perto. A ação faz parte do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, inciativa da Anamatra realizada na 17ª Região pela Amatra 17 com o apoio do TRT-ES e do MPT-ES.
Na 13ª Vara do Trabalho, em Vitória, a juíza Alzenir Bollesi Carrero convidou os jovens, um a um, a sentar ao lado dela e acompanhar a sessão. Envergonhados no início, os adolescentes aproveitaram a experiência e até deram “palpites”, ajudando a magistrada a resolver o conflito trabalhista.
Um grupo de 39 estudantes fez a visita pela manhã, e os outros 27, à tarde. No Fórum Trabalhista, eles também foram à Coordenadoria de Apoio às Varas do Trabalho, sendo recebidos pela responsável pelo setor, Mônica Nepomoceno, e à Seção de Registro e Preservação da Memória, acompanhados pela juíza Silvana do Egito Balbi e pelo servidor Marco Polo Burakoswki. No prédio do TRT-ES, conheceram a Secretaria do Tribunal e acompanharam uma sessão de julgamento no Plenário.
Os alunos foram acompanhados pela equipe coordenadora do projeto: a desembargadora aposentada Maria Francisca Lacerda e os juízes Adib Pereira Salim, Silvana do Egito Balbi, Rosaly Stange Azevedo e Suzane Schulz Ribeiro.
No dia 1ª de setembro, será a vez de a equipe de magistrados ir até a escola Arthur da Costa e Silva para tirar dúvidas dos alunos sobre questões de direito e cidadania. E no dia 12 de setembro, todos se reúnem novamente para o encerramento do programa. Os alunos vão apresentar trabalhos artísticos com base no que aprenderam em sala de aula.
Neste ano de 2014, o Programa contempla três unidades de ensino no Espírito Santo: além da escola de Cariacica, a Escola Professor Darcy Ribeiro, na região de Terra Vermelha, Vila Velha, e a Escola Prezideu Amorim, no Bairro Bonfim, em Vitória.
* Com informações e foto Ascom/TRT-ES