O ministro Ricardo Lewandowski foi eleito na tarde desta quarta-feira (13/8) novo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro vai comandar a Corte pelos próximos dois anos e terá como vice-presidente a ministra Cármen Lúcia. A data da posse ainda não está marcada. Lewandowski está no exercício da Presidência do Supremo desde o início de agosto, quando o ministro Joaquim Barbosa afastou-se do cargo em razão da aposentadoria. Compareceram à sessão, pela Anamatra, o presidente, Paulo Luiz Schmidt, o vice-presidente, Germano Siqueira, e o diretor de Prerrogativas e Assuntos Jurídicos, Guilherme Guimarães Feliciano.
"Comprometo-me desde logo a honrar as tradições mais do que seculares do Supremo Tribunal Federal e também cumprir e fazer respeitar a consagrada liturgia desta Casa de Justiça", afirmou o ministro Lewandowski após o resultado da eleição.
O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, ressaltou a confiança da Magistratura na liderança do ministro Lewandowski na chefia do Poder Judiciário e, em parceria com as instituições e entidades, na retomada do diálogo institucional e no resgate da dignidade da carreira da Magistratura. “A expectativa é a melhor possível. Como bem afirmou o ministro em recente visita à sede da entidade em Brasília, a sua gestão será pautada pelo diálogo e pela democracia”, pontuou o magistrado.
Foto: Gervásio Baptista/SCO/STF