A Associação dos Magistrados do Trabalho de Mato Grosso (Amatra/23) e a Escola Estadual Pascoal Ramos lançaram dia 24 de maio o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) com palestras, apresentação de vídeo e assinatura do Termo de Compromisso. O programa de iniciativa da Anamatra tem o objetivo de levar noções de cidadania a professores e alunos, orientá-los sobre a forma de exercer seus direitos e cumprir seus deveres, além de permitir que conheçam a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário. Objetiva, também, aproximar o Judiciário da sociedade.
A primeira etapa do programa caracteriza-se pelo treinamento dos professores. Serão seis encontros nos quais serão trabalhados temas como segurança do trabalho, principais direitos e deveres do trabalhador, contrato de estágio e menor aprendiz. Também serão estudados o ato infracional, o assédio moral, o assédio sexual e a homofobia. Neste ano de 2014 será ministrada uma aula tratando especificamente sobre os direitos dos professores, atendendo pedido destes profissionais.
Na segunda etapa, professores atuarão como multiplicadores dos conteúdos para toda a comunidade escolar, com a pretensão de que os alunos também reproduzam o que aprenderam com as pessoas do seu círculo de relacionamento. Na última etapa os alunos poderão reproduzir o conhecimento adquirido, traduzindo o que foi aprendido por meio de música, teatro, fotografia ou outra arte. No final, todos participarão de uma culminância, onde acontecerá também as apresentações artísticas dos alunos.
O evento foi dirigido pelo presidente da Amatra, Ivan Tessaro, com participação das juízas Leda Borges de Lima, secretária-geral e coordenadora do Programa e Eliane Xavier de Alcântara, conselheira fiscal e apoiadora. O Tribunal Regional do Trabalho (TRT/MT), que dá apoio institucional ao Programa, esteve representado pela vice-presidente, desembargadora Beatriz Theodoro, que também faz parte da diretoria da Amatra.
O termo de Compromisso foi assinado pelo presidente da Amatra e pelo professor Welson Mesquita de Oliveira, diretor da Escola Pascoal Ramos. A desembargadora Beatriz Theodoro assinou pelo TRT.
Sobre o TJC
O Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC) é uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra. O Programa incentiva magistrados, membros do Ministério Público, advogados e professores a disseminar noções básicas de direitos fundamentais em escolas públicas do país. Nos estados, o TJC é realizado pelas Amatras locais e parceiros. Desde sua criação, em 2004, o Programa beneficiou mais de 80 mil alunos e jovens trabalhadores em diversas partes do país.
*Com informações do TRT 23 e foto de Ademar Adams