TJC: Anamatra apresenta o Programa à CDH do Senado Federal

Magistrados e senadora Ana Rita, presidente da Comissão, discutem parceria em assuntos relativos à agenda cidadã da Anamatra

O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, a diretora de Direitos Humanos e Cidadania da entidade, Silvana Abramo, e o juiz Adib Salim, presidente da Amatra 17 (ES) e membro do Conselho Fiscal da Anamatra, estiveram na tarde desta quarta-feira (13/5) com a senadora Ana Rita (PT-ES).

A parlamentar, que preside a Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado Federal, foi apresentada ao Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra que leva noções de direitos e cidadania a estudantes e jovens trabalhadores em diversas regiões do país. O objetivo do encontro foi discutir uma parceria com a Comissão no que diz respeito à agenda cidadã da Anamatra.

Na ocasião, a senadora recebeu os materiais didáticos utilizados pelo TJC, a exemplo da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, da Cartilha do Trabalho Seguro e Saudável e da Cartilha do Direito Internacional do Trabalho, publicada em português, inglês, francês e espanhol. Os magistrados também fizeram um relato dos resultados do Programa, que já atingiu mais de 80 mil alunos e jovens trabalhadores desde a sua implantação.

“Trata-se da qualificação das nossas crianças e jovens sobre os nossos direitos”, disse a senadora ao conhecer o TJC. Para Ana Rita, o Programa fala daquilo que as pessoas querem ouvir e não sabem, além de esclarecer o conceito de direitos humanos que, segundo ela, é “completamente equivocado na sociedade”.

Para a diretora de Direitos Humanos da Anamatra, Silvana Abramo, é necessária a consciência de que os direitos humanos existem tanto fora quanto dentro da jornada de trabalho. “Os princípios do Direito do Trabalho se constituem em direitos humanos fundamentais dos trabalhadores”, ressaltou.