A secretária-geral da Anamatra, Noemia Porto, participou na manhã desta sexta-feira (11/4) da sessão solene na Câmara dos Deputados em comemoração aos 35 anos de fundação da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT). Ontem, a magistrada também prestigiou a abertura do XIX Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho - CNPT (leia mais abaixo), promovido anualmente pela ANPT.
Em sua manifestação no Plenário da Câmara, Noemia Porto ressaltou a atuação dos membros do Ministério Público do Trabalho em prol da grandeza da democracia brasileira. “O MPT tem capacidade de reinvenção, de lidar com novos temas”, ressaltou, ao citar a atuação em temas como meio ambiente do trabalho, trabalho infantil, direitos dos trabalhadores domésticos, terceirização, entre outros.
A magistrada também parabenizou a ANPT pelos seus 35 anos e lembrou o trabalho conjunto da entidade com a Anamatra. “A ANPT tem sido uma grande parceira da Anamatra na luta pela dignidade da Magistratura e dos membros do Ministério Público, mas, sobretudo, em torno da dignidade das pessoas”, afirmou, ressaltando a importância de instituições fortes.
Sobre o CNPT
O XIX Congresso Nacional dos Procuradores do Trabalho (CNPT) tem como tema este ano o “Ministério Público e a atuação nos eventos de grande impacto social”. Para Noemia Porto, o debate é salutar para promover o real sentido do trabalho como um meio de vida. “A preocupação da ANPT e dos procuradores do Trabalho de promover um debate que vise ao aprimoramento do valor social do trabalho é essencial. Os grandes eventos que o Brasil sediará devem abrigar um ambiente de trabalho saudável e de respeito aos direitos trabalhistas”, disse.
* Com informações e fotos Ascom/ANPT