O pesquisador do Instituto de Pesquisas Jurídicas da Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM) Miguel Carbonell será um dos conferencistas do 17º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). O jurista, doutor em Direito pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), falará sobre “O papel do juiz em um mundo globalizado”, na abertura dos trabalhos do dia 30 de abril.
Sobre o tema de sua conferência, Carbonell acredita que a globalização mudou em muitos aspectos e também teve um grande impacto sobre questões jurídicas. “Os problemas legais tornaram-se globais e as soluções para esses problemas ordenam alcance global também. Isso exige que o trabalho dos juízes mude e se adapte aos novos tempos, a fim de construir uma ‘sociedade mundial’, para a partilha de experiências, análise de tendências e aprendizado de novas formas de prestar justiça”, afirma.
Em relação ao tema central do Conamat, segundo o conferencista um dos grandes desafios do Direito na América Latina é estar mais próximo de grandes grupos sociais que foram excluídos por décadas do sistema legal. “O papel dos juízes é essencial nessa tarefa de abertura à sociedade, aumentando as oportunidades de acesso à justiça e contribuindo para uma melhor proteção dos direitos fundamentais”, conclui.
Sobre o evento
O 17º Conamat terá como tema central: “Judiciário e sociedade: um diálogo necessário” e será realizado em Gramado (RS), entre os dias 29 de abril a 02 de maio, integrado ao 4º Encontro Nacional dos Magistrados do Trabalho Aposentados.
O prazo de envio de teses para serem debatidas durante o 17º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat) foi prorrogado até o dia 31 de março aqui por meio do site do evento – www.conamat.com.br. No endereço, também é possível efetuar a inscrição no evento. Participe!