O presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, por ocasião da sessão solene do Congresso Nacional, cumprimentou a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Delaíde Alves Miranda Arantes pelo recebimento do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.
A solenidade ocorreu no Senado Federal no último dia 25 de março, em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (8 de março). O prêmio foi entregue a cinco brasileiras com atuação destacada em defesa da causa feminina.
Em sua 13ª edição, o Diploma também foi entregue à militante do movimento feminista e secretária da Mulher do governo de Pernambuco, Cristina Maria Buarque; à presidente da Liga Roraimense de Combate ao Câncer, Magnólia de Souza Monteiro Rocha; à ex-deputada estadual da Bahia Maria José Rocha (Zezé Rocha); e à presidente da Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Auditivos de Sergipe, Maria Lygia Maynard Garcez Silva.
Criado em 2002, o prêmio já foi concedido a mais de cinquenta mulheres com atuação destacada na sociedade, como a presidente Dilma Rousseff, a ex-primeira-dama Ruth Cardoso, a médica Zilda Arns, e a farmacêutica Maria da Penha, que inspirou a lei que pune a violência doméstica.