O vice-presidente da Anamatra, Germano Siqueira, participou nesta sexta-feira (14/3) do 3º Encontro Jurídico da Amatra 19 (AL) e Pré-Conamat 2014. Na ocasião, o magistrado convocou os magistrados trabalhistas da 19ª Região para comparecerem e contribuírem com as discussões do Conamat. O presidente da Amatra 19, José dos Santos Júnior, abriu o encontro, saudando e agradecendo a participação dos colegas e destacando a importância da participação de todos na reestruturação administrativa na Corte Trabalhista.
Para Germano Siqueira, o congresso vai apostar muito nos debates da carreira, sem deixar de apontar diálogos extremamente importantes para a magistratura trabalhista. "Vamos debater sobre a democracia interna do poder judiciário, pois precisamos democratizar as relações internas e também as eleições dos dirigentes dos Tribunais", afirmou o magistrado ao lembrar que as assembleias locais e o Conamat servem para formular as teses e tomar as rédeas das decisões, participando de modo efetivo dos destinos da entidade.
Ainda segundo o vice-presidente da Anamatra, outro importante ponto a ser debatido no Conamat é a perspectiva da carreira, já que há um incômodo generalizado quanto à estagnação. "Vamos aproveitar para discutir como reverter um quadro em que a antiguidade seja sempre valorizada. Esse Conamat aposta na carreira e defende a contribuição dos juízes que dele participarem", garantiu.
Além desses temas, o magistrado ainda mencionou, como mais uma discussão importante do encontro, a independência judicial. Neste assunto, Germano Siqueira afirmou que questões como interferência na pauta e decisões dos juízes pelas Corregedorias merecem espaço no congresso, de modo que, sobre esse tema, seja retirada uma deliberação mais contundente a esse respeito como forma de resguardar a liberdade e a autonomia dos juízes no exercício de suas funções.
Para o encontro regional foram inscritas 11 teses, todas relacionadas aos subtemas previstos no regulamento do 17º Conamat, que tratam da formatação da carreira jurisdicional em fase dos desafios contemporâneos, da democratização do Judiciário e da relação dos juízes com a sociedade, sendo o último assunto o mais debatido entre as teses apresentadas.
* Com informações e foto Ascom Amatra 19 (AL)