Magistrados do Trabalho de Pernambuco reúnem-se entre os dias 19 e 23 de março no 23º Encontro Regional da Amatra 6 (PE), que terá como tema central “Direitos do Trabalho na América Latina – Contextos e Desafios”. O evento deste ano simultaneamente ao 5º Congresso da Associação Latino-Americano de Juízes do Trabalho, em Porto de Galinhas (PE), com a presença de personalidades de todo o Brasil e do exterior.
Ao longo dos cinco dias, o Congresso oportuniza a discussão de temas pertinentes ao cenário atual e à reflexão sobre desdobramentos futuros da Justiça do Trabalho em países latino-americanos. A abertura no dia 19 começa com uma análise da conjunta internacional, ministrado pelo sociólogo e cientista político Emir Sader.
Nos dias seguintes, painéis e conferências abordarão assuntos como “Fraude Laboral e Terceirização”, “Controle de Convencionalidade”, “A Crise do Capitalismo e do Direito do Trabalho” e “O papel do Juiz do Trabalho e a vigência do Princípio Protetor no mundo em transformação”. Entre os conferencistas, destacam-se magistrados de Pernambuco, como a desembargadora Eneida Melo e o vice-presidente da Amatra 6, José Adelmy.
Personalidades jurídicas nacionais e internacionais também reforçam o diálogo do Direito Internacional do Trabalho no Congresso. O juiz Omar Toledo Toríbio contribui com o debate trazendo sua experiência no seu país, o Peru. Já no dia 23, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Kátia Magalhães Arruda encerra os trabalhos com a palestra “Trabalho Decente e as Normas de Direito Nacional e Internacional do Trabalho”.
Confira a programação na íntegra no site da Amatra 6: www.amatra6.com.br
* Com informações Ascom/Amatra 6 (PE)