Dirigentes da Anamatra receberam na tarde desta segunda-feira (25/11) os novos juízes que estão em Brasília para o 15º Curso de Formação Inicial da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados do Trabalho (Enamat). A turma conta magistrados de oito regiões da Justiça do Trabalho: 9ª (PR), 11ª (AM/RR), 14ª (AC/RO), 15ª (Campinas e Região), 16ª (MA), 20ª (SE), 21ª (RN) e 23ª (MS).
Durante o encontro os magistrados tiveram a oportunidade de conhecer a sede da entidade e saber mais sobre sua atuação e objetivos. “Por nosso estatuto, o nosso espectro de atuação é corporativo, mas também extracorporativo. Atuamos, por exemplo, na defesa das questões relativas a subsídios, passivos, auxílio- alimentação e também do Direito do Trabalho, da valorização da Justiça do Trabalho, da ética e da moralidade”, explicou o vice-presidente da Anamatra, Germano Siqueira, ao dar as boas-vindas aos novos juízes e explicar sobre o funcionamento da entidade e do Conselho de Representantes, convidando-os a participar ativamente de suas entidades.
A secretária-geral da Anamatra, Noemia Porto, também falou da importância do movimento associativo. “Nós temos problemas, mas saibam que se algo de bom pôde ser construído nos últimos anos, isso se deu muito pela força e atuação política dos magistrados”, disse. O juiz Platon Neto, diretor de Informática, falou da atuação da pasta fora da entidade, a exemplo do estudo do PJ-e, que será objeto de nota técnica da entidade ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT) com críticas e sugestões. Já o diretor de Formação e Cultura da entidade convidou os novos juízes para o 17º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), que acontece de 29 de abril a 2 de maio de 2014 em Gramado, no Rio Grande do Sul. “Vamos nos afastar um pouco da discussão acadêmica para analisarmos os nossos próprios problemas”. Além dos dirigentes da Anamatra, estiveram presentes à recepção a presidente da Amatra 14, Luzinália Moraes, e o secretário-geral da Amatra 15, Robson Moraes.
Ao final da visita, os novos juízes receberam uma pasta com diversos materias institucionais da Associação, entre eles o Jornal Anamatra, exemplares da Revista Trabalhista Direito e Processo e cartilhas utilizadas pelo Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC).
TJC na Enamat
Também no dia de hoje os novos juízes tiveram oportunidade de conhecer o Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) durante apresentação feita pelo juiz Gustavo Vieira, da Comissão Nacional do TJC, na sede da Enamat. Na ocasião, o magistrado fez uma exposição sobre as diretrizes e organização do Programa.
Os novos juízes conheceram a iniciativa da Anamatra, quando foi exibido um vídeo revelando como essa atividade se desenvolve nacionalmente, além de receberem uma pasta contendo materiais distribuídos pelo Programa, a exemplo da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos.