Emoção marca culminância do TJC em Pernambuco

Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, da Anamatra, é realizado em Pernambuco pela Amatra 6

Não tinha como disfarçar tanta alegria. Gritos de torcida e palmas ecoavam pelo auditório da Justiça Federal na 6ª Região, no Recife, enquanto adereços coloridos e cartazes vibravam nas mãos dos quase mil alunos que compareceram à culminância do programa Trabalho, Justiça e Cidadania, programa da Anamatra realizado em Pernambuco pela Amatra 6. Cerimônia, realizada na última sexta-feira (22/11), premiou as melhores apresentações culturais dos estudantes, apresentadas com temáticas abordadas pelo programa ao longo de 2013.

Durante a tarde, evento reuniu alunos, professores e coordenadores engajados para reexibir as melhores apresentações do ciclo 2013 do TJC, encenadas durante a visita dos magistrados nas visitas dos juízes e desembargadores para o tira-dúvidas do programa. Ao todo, foram sete instituições de ensino participantes, das quais três saíram vencedoras nas categorias jogo teatral, paródia e vídeo – as escolas Gilberto Amado, Dr. Fábio Correia e Santa Paula Frassinetti.

Era impossível não se contagiar com a energia dos alunos. Se empenhando nas atividades e em alto e bom tom, os alunos externavam seu amor por suas respectivas escolas e deram seu melhor para mostrar o que aprenderam nas ações do TJC. “Todos estão de parabéns. Vocês fizeram belíssimas apresentações e demonstraram aprender realmente o conteúdo da cartilha do Trabalho”, agradeceu a coordenadora do projeto em Pernambuco, a juíza Carmen Richlin.

O presidente do TRT6, Ivanildo Andrade, em seu discurso, fez uma retrospectiva da aplicação do TJC e das dificuldades por que passou até sua consagração. “Não ficamos apenas na cartilha da Anamatra. Fomos mais além para que os jovens tenham esse contato prévio com a realidade que os espera. Porque o cidadão integrado é aquele que está sintonizado com o trabalho e deve estar preparado para o mesmo”, pontuou o desembargador.

Como fruto das ações realizadas, a culminância foi apenas uma pequena parte de todo o projeto, mas que transbordou em emoção e alegria do compromisso dos jovens e dos educadores com o futuro do país. “Foi uma luta muito grande com esses alunos, que se dedicaram parar demonstrar o que aprenderam. E nós mostramos que podemos ser multiplicadores desse importante projeto. Só tenho a agradecer”, disse Philonila Nogueira, a diretora da Escola Santa Paula Frassinetti, com lágrimas nos olhos.

 

 

 

* Texto e foto Ascom Amatra 6 (PE)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra