Os presidentes da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, e da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Nino Oliveira Toldo, assinaram nesta quarta-feira (13/11), em Brasília, acordo de cooperação técnica com o objetivo de estabelecer parcerias em atividades de interesse comum da Magistratura Federal e do Trabalho.
As duas associações se comprometem em fomentar e desenvolver trabalhos conjuntos, mediante comissões mistas ou grupos de trabalho paritários, em temas ou áreas de interesse das duas categorias, com o intercâmbio de bases de dados e informações, a produção de pareceres ou o desenvolvimento de pesquisas sobre temas de interesse comum. O termo de cooperação pretende alcançar, também, a realização de eventos conjuntos reunindo juízes Federais e do Trabalho, bem como a coedição de publicações e programas para a veiculação em diversos tipos de mídia.
Na avaliação do presidente da Anamatra, o convênio visa a junção dos esforços que as duas entidades fazem hoje de forma isolada. “Com a assinatura do termo, as duas entidades unirão os esforços que hoje fazem de forma isolada, muitas vezes com desperdício de tempo e energia. Constituir comissões mistas para atuar em áreas comuns como prerrogativas, legislativo e previdência, por exemplo, significará potencializar o trabalho que os dirigentes, e muitas vezes colegas das mais diferentes regiões, dedicam às causas comuns”, afirma Schmidt.
Para o presidente da Ajufe, Nino Oliveira Toldo, as duas entidades são coirmãs e tem muitos pontos em comum. “Otimizar o trabalho das duas associações em favor dos juízes federais e do trabalho somente trará benefícios para os associados, para o Poder Judiciário da União e para a própria sociedade”, ressalta.
Na próxima quinta-feira (21/11), o convênio deverá estrear, na prática, com a realização da primeira reunião da Comissão de Assuntos Previdenciários, que já contará com a sua composição mista.