Cerca de 30 professores de 24 escolas da rede municipal envolvidas no Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) em Feira de Santana (a 100 km de Salvador) participaram, no dia 8 de novembro do encontro “tira-dúvidas” na Secretaria de Educação do município. Durante os trabalhos foram exibidos dois vídeos do Programa, um nacional e outro regional (Bahia). O TJC é uma iniciativa da Anamatra, realizada na Bahia pela Amatra 5 (BA).
Segundo a juíza do Trabalho Dorotéia Silva de Azevedo Mota, que coordenou os trabalhos, as principais dúvidas foram relativas à aplicação do programa nas escolas, cronograma para o próximo ano, distribuição de cartilhas e participação das famílias. "Também foram relatadas as experiências dos professores que já estão adotando as cartilhas nas escolas e o relacionamento com os alunos", destaca a juíza, lembrando que também foram feitas sugestões, como concursos de redação e comemorações de datas importantes, como o Dia da Mulher e o Dia do Trabalho.
A magistrada informa que os próximos passos serão as visitas às escolas para encontros tira-dúvidas com os alunos e seus familiares, visitas dos alunos ao Fórum, culminâncias locais e culminância final, esta última fechando o ciclo de trabalho do TJC nas escolas, previstas para maio de 2014.
Essa iniciativa é um desdobramento do I Seminário de Formação de Professores, ocorrido em Feira de Santana nos dias 1º e 2 de agosto. Após esse evento, foram distribuídas 2.510 cartilhas aos alunos das escolas da rede municipal envolvidas no programa.
Além da juíza, participam do evento alguns servidores e advogados, como os Drs. Pedro Paulo Ramos e Flávia Pacheco.
* Texto e foto Ascom Amatra 5 (BA)