O vice-presidente da Anamatra, Germano Siqueira, participa na próxima segunda-feira (26/8), em Vitória (ES), de audiência pública para debater Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 15/2012, que estabelece a eleição direta para escolha dos presidentes de Tribunais de Justiça. O presidente da Amatra 17 (ES) e membro do Conselho Fiscal da Anamatra, Adib Salim, também participa do evento.
O evento, que acontece na Faculdade de Direito de Vitória às 9 horas, é uma realização da Comissão de Constituição e Justiça do Senado e parceiros. A PEC 15/2012 é de autoria do senador Vital do Rêgo, presidente da CCJ, e tem como relator o senador capixaba Ricardo Ferraço. Ambos os parlamentares estarão presentes ao debate.
Para o presidente da Anamatra, Paulo Luiz Schmidt, a participação da Anamatra na audiência é obrigatória, uma vez que a eleição direta para os tribunais é bandeira histórica da entidade. “Precisamos de uma mudança que traga democracia interna para o Poder Judiciário. A Anamatra defende que todos os juízes, de seus respectivos tribunais, participem da gestão dos tribunais em todas os ramos do Poder Judiciário, o que contribuirá para a melhoria do atual modelo de gestão administrativa”, disse, ao ressaltar que o modelo atual é excessivamente antidemocrático, hierarquizado e verticalizado