O juiz do Trabalho de Joinville (SC) Leonardo R. Itacaramby Bessa, associado da Anamatra, lançou o seu novo livro “Direito Ambiental do Trabalho - Contribuições da Justiça Ambiental, pela Editora Conceito.
Para o magistrado, “a valorização do meio ambiente do trabalho implica uma mudança de postura ética e deve garantir o exercício da atividade produtiva do indivíduo, não considerado como máquina produtora de bens e serviços, mas sim como ser humano, ao qual são asseguradas bases dignas para uma manutenção de uma sadia qualidade de vida”.
Leonardo Bessa também explica que o conceito de Justiça Ambiental foi idealizado a partir da constatação de que vivemos em uma Sociedade de Risco, na qual os riscos não são igualmente distribuídos entre os indivíduos que a ela pertencem, o que, inexoravelmente, também ocorre nas relações de trabalho, ao passo que os trabalhadores se veem submetidos a um meio ambiente de trabalho degradado e desequilibrado para proporcionar incremento de lucro e redução de custos a seus empregadores, além de bens de consumo e serviços à parte da população que tem poder financeiro e status social para usufruir deles.
“Além de visar à distribuição de benefícios, riscos e gravames, a Justiça Ambiental possui um viés de cidadania, tirando do papel as políticas públicas ambientais, tornando-as efetivas através das ações coletivas ou civis públicas, preservando a saúde do trabalhador e diminuindo diferenças sociais, promovendo a inclusão social e resgatando a cidadania”, completa.
Venda O livro está disponível par a compra em livrarias ou para envio por Correios diretamente pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..