Programa TJC faz parceria com educadores da rede pública de Itabaiana (SE)

Iniciativa beneficiou 112 professores da região

Em um ambiente de entusiasmo e alegria, ocorreu nos últimos dias 1º e 2 de julho, no auditório da Universidade Tiradentes, no Campus de Itabaiana (Sergipe), o 4º Seminário de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra aplicada no estado pela Amatra 20 (SE). O evento alcançou 112 educadores da rede pública de ensino.

Na manhã do dia 1º de julho ocorreram duas conferências: “Educação em Direitos Humanos”, presidida pela doutoranda em Direito e professora universitária Andréia Dipiere; e “TJC: Contribuição para a educação em Direitos Humanos”, proferida pelo Dr. Hider Amaral. No período da tarde, houve três palestras: “Trabalhador autônomo, trabalhador empregado e regime administrativo”, que foi ministrada pelo desembargador do Trabalho Jorge Cardoso; “Processo e execução trabalhista”, proferida pelo juiz do Trabalho Antônio Francisco de Andrade; e “Os direitos básicos dos trabalhadores, inclusive dos domésticos”, tema abordado pelo juiz do Trabalho Luiz Fernando Almeida de Araújo.

No dia 02 de julho, quatro palestras estiveram no programa matinal do seminário: “Erradicação do trabalho infantil”, tema exposto pelo procurador do Trabalho Gustavo Luiz Teixeira das Chagas; “Programa de Educação Previdenciária”, proferida pela coordenadora regional do Programa de Educação Previdenciária, Gicelma de Jesus Souza; “Trabalho seguro e fiscalização”, ministrada pela Superintendente Regional do Trabalho e Emprego em Sergipe, Celuta Cruz Moraes Krauss; além de “Acesso à justiça e o papel do advogado”, tema abordado pelo Presidente da ASSAT, Clodoaldo Andrade Júnior.

Durante a tarde, foi realizada a oficina “A cartilha do trabalhador – Instrumento para a educação em Direitos Humanos”, na qual os educadores planejaram a forma de implantação de ações de cidadania no município, inclusive com apresentações criativas. O evento culminou com a participação de grupos musicais, formados por crianças do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil dos povoados Santo Antônio e Carrilho.

“Essas apresentações demonstram que a proposta do programa TJC é viável. Encontrar crianças oriundas do programa de erradicação do trabalho infantil fazendo apresentações artísticas demonstra que através da cidadania e da escola é possível construir para as crianças de hoje uma sociedade melhor do que aquela que obtivemos de nossos pais”, disse o coordenador regional do TJC, juiz do Trabalho Luiz Manoel Meneses.

Estiveram presentes no seminário o Prefeito de Itabaiana, Valmir Costa; a Secretária de Educação do município de Itabaiana, Maria do Carmo Andrade; o procurador do Município, Lucas Cardinalli; a deputada estadual, Maria Mendonça; os vereadores do município de Itabaiana, José Teles de Mendonça, José Moacir Santana, João Cândido Sobrinho e Roosevelt Santana; o presidente da Amatra 20, o juiz do Trabalho Hider Torres do Amaral; o Desembargador do TRT da 20ª Região, Jorge Antônio Andrade Cardoso;  além do Coordenador Regional do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania, o Juiz do Trabalho Luiz Manoel Andrade Meneses.

 

* Texto e foto Ascom TRT 20 (SE)

Receba nossa newsletter

SHS Qd. 06 Bl. E Conj. A - Salas 602 a 608 - Ed. Business Center Park Brasil 21 CEP: 70316-000 - Brasília/DF
+55 61 3322-0266
Encarregado para fins de LGPD
Dr. Marco Aurélio Marsiglia Treviso
Diretor de Assuntos Legislativos da Anamatra