A professora de inglês Maria Auxiliadora Tinoco Cabral, do Colégio Atheneu, está otimista para participar pela primeira vez do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), programa da Anamatra que é realizado pela Amatra 21 no Rio Grande do Norte há 6 anos em escolas estaduais.
“Achei a iniciativa muito importante, porque os nossos alunos precisam estar preparados para o mercado de trabalho, se defender dos abusos cometidos em relação às questões trabalhistas e nós professores somos os multiplicadores desses conhecimentos”, afirmou a professora, que participou, junto com mais outros colegas, do curso de capacitação realizado nos dias 5 e 6 de abril no auditório da Amatra 21.
O curso é mais uma etapa para a realização do programa, que neste ano irá acontecer em novas escolas estaduais localizadas em Natal. Durante o curso, os professores tiveram aulas em formas de palestras sobre questões trabalhistas; direitos humanos; trabalhos escravo e infantil; assédios moral e sexual; danos morais; segurança do trabalho e noções sobre ética, valores e cidadania.
Um dos palestrantes foi o procurador do Trabalho Xisto Thiago de Medeiros Neto que falou sobre discriminação, assédios moral e sexual e danos morais. O procurador falou ainda sobre direitos humanos e dignidade. “É fundamental, com as exigências da cidadania, programas como esse. Formar cidadãos com consciência dos seus direitos, noções de ética e política é uma nova forma de se conceber a escola e a educação”, afirmou.
Além das questões de cidadania, outro tema abordado foi em relação aos direitos relativos à saúde e segurança no trabalho ministrado pela procuradora do Trabalho Ileana Neiva.
O curso foi coordenado pelas juízas Rachel Vilar e Simone Jalil. “Superou as nossas expectativas. Os professores estão entusiasmados e está sendo muito interessante poder difundir a cidadania, numa educação de forma mais ampla”, disse Simone Jalil.
As próximas etapas do Programa em Natal serão os ciclos de palestras a serem iniciadas no mês de maio e distribuídas nas nove escolas estaduais: Atheneu, Anísio Teixeira, Winston Churchill, Floriano Cavcalcanti, Josefa Sampaio, Professora Ana Júlia, XV de Outubro, Francisco Ivo e Walfredo Gurgel.
Se depender da expectativa dos professores que participaram do curso, um importante passo será dado na divulgação de conhecimentos relacionados ao trabalho, justiça e cidadania. “Eu estou gostando muito desse curso. Há uma grande expectativa e dá uma vontade maior na gente de trabalhar, ensinar e acertar melhor” concluiu a professora de português da escola Ana Júlia, na Zona Norte de Natal, Clécia Almeida.
* Texto e foto Ascom Amatra 21 (RN)