Música, teatro, poesia, dança e muita alegria. Essas foram as marcas da culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) da Anamatra em Sergipe. Performances com temas como igualdade, sustentabilidade ambiental, educação sexual, trabalho doméstico, erradicação da pobreza e da fome divertiram e emocionaram a plateia presente ao auditório do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região na manhã desta quinta-feira (29/11). As apresentações dos alunos antecedem o 7º Encontro Nacional do TJC, que começa hoje à tarde e segue até esta sexta-feira na capital sergipana. O objetivo é reunir representações de todas as Amatras para intercâmbio de experiências sobre a aplicação do Programa.
“Nós acreditamos na educação como instrumento de modificação e inserção social”, ressaltou a diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Sandra Bertelli, na abertura do evento. “Não é só através da prestação jurisdicional que se faz justiça, mas sim trazendo as pessoas para perto de nós. Estamos contribuindo para um mundo melhor eu tenho certeza”, afirmou o juiz Hider Amaral, presidente da Amatra 20 (SE). “O programa TJC, nesses dois anos, me trouxe mais satisfação do que a implantação do processo eletrônico aqui em Sergipe, pois vejo o despertar para o sentimento de cidadania”, completou o desembargador Jorge Cardoso, presidente do TRT da 20ª Região.
"A cada encontro, o TJC se consolida como um programa de responsabilidade social de âmbito nacional, capaz de contribuir para o fortalecimento de uma cultura voltada para a educação em direitos humanos e para a efetiva incorporação de seus conteúdos no cotidiano da escola e das comunidades locais e jurídica envolvidas", afirma o Luiz Manoel Andrade Meneses, coordenador local do programa.
Em Sergipe o Programa Trabalho Justiça e Cidadania é aplicado em sete escolas do município de Maruim (SE) e na rede Sesi de Educação, incluindo as classes de jovens e adultos. Na Região, o TJC é executado pela Amatra 20 em parceria com o TRT, o Ministério Público do Trabalho, a Rede Sesi, a Prefeitura de Maruim (SE) e a Superintendência Regional do Trabalho.
Sobre o TJC
O Programa Trabalho, Justiça e Cidadania é uma iniciativa de construção de cidadania da Anamatra. Criado em 2004, é fruto da constatação da necessidade de conhecimento pelos cidadãos dos direitos básicos garantidos pela Constituição Federal, assim como dos direitos específicos dos trabalhadores e dos meios de acesso à Justiça. O Programa Anamatra já atingiu mais de 80 mil estudantes e jovens trabalhadores, cerca de 5 mil professores em 20 estados brasileiros mais o Distrito Federal.
Por meio do Programa, magistrados do Trabalho em parceria com membros do Ministério Público, advogados, professores de Direito e servidores do Judiciário, semeiam noções básicas de direitos fundamentais, direito do trabalho, direito da criança e do adolescente, direito do consumidor, direito penal, ética e cidadania nas escolas, especialmente as públicas, de diversos estados e municípios.
Entre as ações realizadas, o Programa possibilita a visita dos alunos ao Poder Judiciário e a realização de culminâncias com a apresentação de esquetes criadas pelos alunos com o acompanhamento de professores e magistrados. A iniciativa do Programa da Anamatra tem realização local dos tribunais regionais do Trabalho e das associações de magistrados.
A Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos é o principal instrumento de aplicação do Programa. Elaborada em linguagem simples e atrativa, permite ensinar direitos e deveres do cidadão, assim como o funcionamento da Justiça do Trabalho, de forma bastante didática.
Clique aqui e conheça as publicações utilizadas pelo Programa.