A Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra) realiza nesta quarta-feira (28/11), às 17h em São Paulo, cerimônia de entrega do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos. Esta é a 5ª edição da premiação, que agraciará seis premiados nas categorias Cidadã, TJC (Programa Trabalho, Justiça e Cidadania), Fotografia, Rádio, Televisão e Impresso. Cada vencedor ganhará R$ 8 mil e uma estatueta inspirada no “Cilindro de Ciro”.
Na categoria Cidadã, a Universidade Católica de Brasília foi a vencedora, com o trabalho “Promotoras Legais Populares pelo Trabalho Doméstico Decente”. Já na categoria Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), programa de autoria da Anamatra realizado pelas Amatras nos estados, o vencedor foi Clóvis Renato Costa Farias, com o trabalho “Comunidade e Direitos sociais”, realizado no Ceará. A categoria Imprensa teve quatro vencedores. Na subcategoria fotografia, Marcos Porto, de Blumenau (SC), foi o vencedor com a imagem “A dor se repete”, veiculada no Jornal de Santa Catarina. Ana Lúcia Caldas, de Brasília (DF), foi a grande vencedora na categoria Rádio, com o boletim “Começar de Novo – Da capacitação ao esporte: o recomeço dos detentos”, da Rádio Justiça. Dentre os trabalhos de televisão inscritos, o selecionado para ser premiado foi o programa Caminhos da Reportagem “Nosso lixo”, da TV Brasil, de autoria da jornalista Carina Dourado, de Brasília (DF). E o mineiro Joelmir Rezende, de Belo Horizonte (MG), levará o prêmio na subcategoria Impresso, com a reportagem “Fora da Lei”, publicada no jornal O Tempo (MG).
O prêmio tem como objetivo envolver a sociedade com o tema e incentivar ações e atividades realizadas por pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas e que promovam, efetivamente, a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho. “A cada ano o prêmio cresce e inova, agregando novos valores e ideais para que um número maior de pessoas possa participar”, explica a juíza Sandra Bertelli, diretora de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra.
A procuradora do Estado de São Paulo, Flávia Piovesan, proferirá conferência sobre Direitos Humanos e Direito ao Trabalho Decente. Em seguida, haverá a premiação dos vencedores e, após, será oferecido um coquetel para os convidados. A 5ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos tem o apoio da Amatra 2 (SP) e do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP).
Prêmio Anamatra de Direitos Humanos
Data: 28 de novembro de 2012 (quarta-feira)
Horário: 17h
Onde: Edifício Sede do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP), Rua da Consolação, 1272.
Informações à Imprensa:
Mariana Monteiro – (61) 8121-3450
Fernanda d´Avila – (11) 5096-0439/ (11) 99606-5843