O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant'Anna, participou no dia 21 de agosto, no Tribunal Superior do Trabalho, o lançamento do livro "Constituição da República e Direitos Fundamentais - Dignidade da Pessoa Humana, Justiça Social e Direito do Trabalho", de autoria do ministro Mauricio Godinho Delgado e da professora da Universidade de Brasília (UnB), Gabriela Neves Delgado. Os diretores de informática da Anamatra, Valter Pugliesi, e financeiro, Gilberto Martins, também prestigiaram o lançamento.
A obra faz uma análise do Direito Constitucional e do papel que o Direito do Trabalho cumpre na Constituição de 1988. Para o ministro Godinho, a Constituição "dá uma importância exponencial ao Direito do Trabalho", através de princípios como o da dignidade da pessoa humana, da valorização do trabalho e do emprego e da subordinação da propriedade à sua função social e ambiental. "O Direito do Trabalho é a realização de todos esses princípios e é esse tipo de relacionamento e vinculação que procuramos ressaltar no livro", explicou.
A professora Gabriela Delgado revelou que a obra é um conjunto de elaborações teóricas que foram construídas há cerca de um ano, mas que resultam de uma parceria intelectual de longo tempo dos dois autores. Ela defendeu que a interlocução entre o Direito Constitucional e do Trabalho é necessária e que "precisa ser feita permanentemente nos diversos órgãos jurídicos institucionais e na academia". O livro foi editado pela LTR Editora Ltda. e está à venda em todas as livrarias especializadas do país.
* Com informações e foto Ascom/TST