As inscrições para o a 5ª edição do Prêmio Anamatra de Direitos Humanos foram finalizadas no dia 31 de agosto e a entidade contabilizou mais de 100 trabalhos recebidos nas categorias “Imprensa” (impresso, televisão, rádio e fotografia), “Cidadã” e “Programa Trabalho, Justiça e Cidadania”.
A seleção dos trabalhos começa no dia 20 de setembro com a presença da diretora de Cidadania e Direitos Humanos, Sandra Bertelli, e magistrados integrantes da Comissão de Direitos Humanos da Anamatra. Os vencedores serão conhecidos em cerimônia no dia 28 de novembro em São Paulo.
O prêmio tem como objetivo envolver a sociedade com o tema e incentivar ações e atividades realizadas por pessoas físicas e jurídicas que estejam comprometidas e que promovam, efetivamente, a defesa dos direitos humanos no mundo do trabalho.
Além da premiação em dinheiro, no valor de R$ 8 mil, o vencedor de cada categoria/subcategoria também receberá a estatueta inspirada no "Cilindro de Ciro". “A cada ano o prêmio cresce e inova, agregando novos valores e ideais para que um número maior de pessoas possa participar”, afirma Bertelli.