Trabalhadores da Arena Pernambuco – estádio que está sendo construído em São Lourenço da Mata, na RMR do Recife – participaram, na manhã desta segunda-feira (3) de ação educativa sobre prevenção de acidentes, promovida pela Associação dos Magistrados do Trabalho (Amatra 6). Uma apresentação teatral chamou atenção para o uso dos equipamentos de segurança e foram distribuídas cartilhas orientando sobre a atuação da Justiça.
Encenada por jovens alunos da escola pública Clóvis Beviláqua, atendida pelo programa da Anamatra Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), a peça conta a história de um trabalhador que se negou a usar equipamentos de proteção e sofreu um grave acidente. No Brasil, em 2010, segundo dados do Tribunal Superior do Trabalho, cerca de 55 mil trabalhadores de acidentaram em canteiros e de obras.
Para a presidente da Amatra 6 e integrante do Conselho Fiscal da Anamatra , Luciana Conforti, a Arena foi escolhida pelo grande número de trabalhadores e pela complexidade da obra, referência para o setor da construção civil no momento. “Nosso objetivo maior foi alertar para a importância da prevenção, que depende tanto da empresa quanto individualmente de cada trabalhador”, afirmou Conforti, comemorando a boa receptividade da iniciativa por parte dos mais de 3 mil operários que assistiram a apresentação, nas arquibancadas da Arena.
Ela lembrou ainda que o evento foi preparatório para ato que o Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizará no Recife, dia 19 de setembro também sobre prevenção acidentes de trabalho. A Amatra 6 aderiu, recentemente, ao protocolo de cooperação técnica existente entre o TST, Anamatra Ministérios da Saúde, da Previdência e do Trabalho e a Advocacia-Geral da União, para fortalecimento da Política Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho
Também participaram do evento as juízas Ana Freitas, Carmen Richlin e Lígia Valois, da Amatra; Abner Apolinário, o advogado Jorge Dantas e o procurador Marcelo Souto Maior, do Ministério Público do Trabalho.
* Texto e fotos Ascom Amatra 6/PE