O presidente da Anamatra, Renato Henry Sant´Anna, e o vice-presidente, Paulo Schmidt, prestigiaram na noite de ontem (09/08) o lançamento do Anuário da Justiça do Trabalho, no Tribunal Superior do Trabalho. Publicado pela revista Consultor Jurídico, o anuário, que contou com o apoio da Anamatra, apresenta a composição do TST e dos Regionais, traça um perfil do pensamento dominante em cada uma das Turmas e reproduz decisões eleitas destaque em cada Tribunal. Apresenta ainda um perfil do juiz do Trabalho.
Para Sant´Anna, o anuário representa a abertura do Poder Judiciário que, na visão do magistrado, precisa se conhecer. “Não há segredo na Justiça Trabalhista, basta um trabalho como o que a Consultor Jurídico faz, de reunir dados e entregá-los à sociedade”, afirmou o magistrado.
Entre os assuntos trazidos pelo Anuário está o desafio da Justiça no julgamento de ações decorrentes de acidentes de trabalho – mais de 2,8 mil trabalhadores morreram em 2011. A publicação destaca a preocupação do Judiciário na prevenção destes acidentes, que culminou com o lançamento de uma campanha para conscientização de empregados e empregadores sobre o tema pelo TST, que tem a Anamatra e as Amatras como entidades parceiras.