As juízas trabalhistas Silvana do Egito Balbi, auxiliar da VT de Guarapari e supervisora do TJC no Espírito Santo; Suzane Schulz Ribeiro, auxiliar da 2ª VT de Vitória, e Ana Paula Rodrigues Luz Faria, titular da VT de Guarapari e colaboradora do projeto, e a desembargadora aposentada Maria Francisca dos Santos Lacerda se reuniram com o diretor e professores da escola de ensino fundamental para explicar como serão desenvolvidos os trabalhos. Ao todo, serão contemplados 174 alunos do 8º e 9º anos do turno matutino.
A implantação do Trabalho, Justiça e Cidadania se dará em três etapas. Primeiro, será oferecido um curso de capacitação para professores, pedagogos e coordenadores da escola. Na segunda fase, os professores irão repassar o que aprenderam para os alunos, em todas as disciplinas. A partir desse conhecimento, os estudantes irão elaborar trabalhos que serão apresentados ao público, na terceira e última etapa do projeto.
Segundo o diretor do colégio, Sérgio Pinto Rodrigues, o programa TJC terá grande importância na formação do adolescente. “Esse aluno ou aluna, que está se preparando para entrar no mercado de trabalho, muitas vezes não conta com apoio da família. Projetos como esse ajudam a resgatar a cidadania”, disse. Os pais dos alunos serão convidados pela escola para conhecer o programa.
Na foto em anexo (a partir da esquerda): o diretor da Escola Saturnino de Mauro Rangel, Sérgio Pinto Rodrigues; as representantes da Secretaria de Educação de Vila Velha, Leonara Margotto Tartaglia, assessora pedagógica, e Cristiany Alves de Oliveira Fontenelle, assessora jurídica; as juízas Silvana do Egito Balbi, Ana Paula Rodrigues Luz Faria e Suzane Schulz Ribeiro, auxiliar da 2ª VT de Vitória, e a desembargadora Maria Francisca dos Santos Lacerda.