Na reunião, ficou decidido que a Anamatra atuará junto ao Conselho Superior da Justiça do Trabalho com a finalidade de buscar a majoração da verba destinada à assistência médica distribuída aos 24 Tribunais Regionais do Trabalho. Atualmente esta verba é de R$ 210 para magistrados e servidores ativos e aposentados.
A iniciativa do Conselho de Representantes da Anamatra tem fundamentos. No ano passado, a entidade encomendou pesquisa sobre a saúde e as condições do exercício profissional dos magistrados trabalhistas. O estudo foi feito pela professora doutora Ada Ávila Assunção, do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, e diagnosticou, entre outras coisas, que 41,5% dos juízes do Trabalho sofrem de depressão.
Além disso, a saúde dos magistrados e plano de saúde de autogestão foram temas discutidos durante o 16º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat), realizado de 1º a 4 de maio deste ano em João Pessoa (PB). (leia mais aqui e aqui)