Professores da escola municipal Adelvani Sysesmundo Ferreira de Azevedo (EMEF-ASFA), localizada em Vitória (ES), participaram na noite de sexta-feira (22/6) da primeira aula do Curso de Formação de Multiplicadores do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC) 2012, um projeto de conscientização dos direitos e deveres básicos do cidadão e de integração do Judiciário com a sociedade. A iniciativa é da Anamatra em parceria com a Amatra 17 (ES) e o TRT-ES.
As aulas acontecem na sede da Amatra 17, na Praia do Canto, durante cinco sextas-feiras, numa carga horária total de 16 horas. O primeiro encontro foi aberto pela presidente do TRT-ES, desembargadora Claudia Cardoso de Souza, que manifestou sua alegria com o início do TJC, "um importante programa que ajuda na formação dos cidadãos do futuro" e citou a escritora Cora Coralina, lembrando que "feliz é aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina".
No primeiro encontro, os professores aprenderam sobre os direitos da criança e do adolescente, apresentados pela juíza Janete Pantaleão (Vara de Infância e Juventude da Serra – TJ/ES), e sobre estabilidade no emprego e Direito Previdenciário, palestra ministrada pelo desembargador Lino Faria Petelinkar, do TRT-ES. As aulas serão sempre preparadas por juízes, promotores, desembargadores e servidores do Judiciário, ajudando na ampliação dos conhecimentos dos professores da rede pública de ensino sobre direitos básicos dos cidadãos e trabalhadores, violência doméstica, trabalho escravo e infantil, acesso à Justiça e noções de prevenção de acidentes do trabalho, entre outros assuntos.
A equipe instrui os docentes a respeito dos assuntos do programa. A partir daí, os professores se reúnem para montar o projeto pedagógico e decidirem como os temas serão disponibilizados na grade curricular e apresentados aos alunos. Cerca de 180 alunos da educação de jovens e adultos (EJA) da EMEF-ASFA serão beneficiados com o TJC 2012.
O apoio e a atenção dos magistrados são contínuos durante todo o programa, com visitas regulares à escola para tirar dúvidas e monitorar como o projeto está sendo desenvolvido. São também marcadas visitas dos estudantes às instalações do TRT-ES. Eles participam das audiências e julgamentos, ampliando o aprendizado na matéria, e conhecendo de perto os meios de acesso à Justiça.
Os alunos recebem gratuitamente todo material de apoio, como cartilhas e guias de assistência jurídica. No final do projeto, os estudantes apresentam o resultado do TJC através de trabalhos práticos.
Em 2011, a EMEF Maria José Costa Moraes foi a escolhida para dar início ao projeto em terras capixabas. Na ocasião, 200 alunos participaram do programa.
Na imagem, os magistrados do TRT-ES que prestigiaram o início do programa. Da esquerda para a direita, os juízes Cássio Ariel Moro; Suzane Schulz Ribeiro; Ana Paula Luz Faria; a presidente Claudia Cardoso de Souza; a juíza Silvana do Egito Balbi, coordenadora do TJC, e o presidente da Amatra 17; o juiz Wellington do Nascimento Andrade.
Fonte: Ascom/TRT-ES