Cerca de mil trabalhadores do Canteiro de Obras Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) conheceram nesta quinta-feira (17/5) o programa Trabalho, Justiça e Cidadania (TJC), iniciativa da Anamatra que na Bahia é executada pela Amatra 5 e parceiros. A ação integra o Programa Trabalho Seguro, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), que na 5ª Região conta com a parceria do Tribunal Regional do Trabalho e da Amatra 5 (BA). O Arena Fonte Nova abriga uma das obras dos estádios brasileiros que receberão os jogos da Copa do Mundo de 2014.
“Evitar acidentes de trabalho é uma responsabilidade de trabalhadores e empresários e nenhuma decisão judicial poderá reparar ou reverter à situação da morte de um pai de família”, enfatizou a desembargadora Léa Nunes, gestora regional do Programa Trabalho Seguro na 5º Região.
No encontro, os trabalhadores receberam exemplares da Cartilha do Trabalhador em Quadrinhos, da Anamatra, além de publicação sobre segurança na indústria da construção, elaborado pelo SESI. “Isso que as juízas alertaram é muito importante, não quero deixar minha mulher e meu filho desamparados. Temos que trabalhar de forma segura”, afirmou o operário José Adailton Ferreira, que trabalha há oito meses na obra.
A aplicação do TJC no Arena Forte prevê outros seis encontros, incluindo palestras e exibição de vídeos. A culminância do Programa está marcada para o dia 13 de julho, quando será realizado o Ato Público pelo Trabalho Seguro na Construção Civil, com a presença do presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen.
O lançamento do Programa também contou com a presença do diretor de Contratos do Consórcio Arena Fonte Nova, Alexandre Chiavegatto, da presidente da Amatra 5, Ana Claudia Scavuzzi, da juíza auxiliar da Presidência, Angélica Ferreira, e das juízas Rosemeire Fernandes e Soraya Gesteira, representantes do Programa Trabalho Justiça e Cidadania (TJC).
Notícias
TJC é lançado em obra de estádio da Copa do Mundo de 2014
Cerca de mil trabalhadores do Canteiro de Obras Arena Fonte Nova, em Salvador (BA), serão beneficiados pela iniciativa da Anamatra