Entre essas tratativas esteve a visita ao Centro de Treinamento da Secretaria de Gestão de Pessoas do Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região, no dia 9 de maio. Na ocasião, a magistrada falou de um dos temas do evento: "Programa de Preparação para a Aposentadoria - PPA" e conheceu o “Curso de Facilitadores”, que desenvolve o PPA na 10ª Região. Na ocasião, a magistrada foi recebida pela secretária de gestão de pessoas, Rosemary Wargas, e pelas professoras Sheila Giardini Murta, da Universidade de Brasília, e Acássia Kuenzer, do Centro de Treinamento.
“O momento ali vivido foi muito gratificante: revi amigos, conheci a proposta do curso e trocamos experiências quanto ao período que antecede a aposentadoria e o posterior, questão que aflige a muitos colegas da ativa”, relatou Terezinha Kineipp. A magistrada explicou que o programa que vai ser implantado no TRT da 10ª Região baseia-se em proposta da UnB que funciona há sete anos.
Diversos Tribunais de Justiça, a exemplo do Distrito Federal e do Rio de Janeiro, já implantaram o PPA e vários outros órgãos da Justiça seguem o mesmo caminho. “A mobilização de todos os Tribunais Regionais do Trabalho em torno do assunto é de fundamental importância para a promoção da saúde daqueles juízes que já têm como meta a aposentadoria”, ressalta a magistrada. Para Kineipp, o PPA impedirá que haja um rompimento repentino e despreparado do servidor ou magistrado com o mundo do trabalho, onde suas relações sócio-afetivas e sócio-econômicas mantiveram-se arraigadas durante anos.
Sobre o PPA
O PPA tem previsão na Lei nº 10741/2003 (Estatuto do Idoso), que estabelece que o poder público criará e estimulará programas de - preparação dos trabalhadores para a aposentadoria, com antecedência mínima de 1(um) ano, por meio de estímulo a novos projetos sociais, conforme seus interesses, e de esclarecimento sobre os direitos sociais e de cidadania.