A diretora de Aposentados da Anamatra, Terezinha Kineipp, se reuniu na última semana com o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Alberto Bresciani, para falar sobre o painel dedicado aos aposentados no 16º Congresso Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Conamat). O evento será realizado de 1º a 4 de maio em João Pessoa (PB).
A reunião também contou com a presença do ministro aposentado do TST Luciano de Castilho Pereira, o presidente da Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Sebastião Caixeta, e o Secretário de Controle Interno do TST e membro dos conselhos de Saúde do Superior Tribunal de Justiça e do TST, Humberto Lustosa.
Durante o encontro ficou acertado que o título do painel dos aposentados no Conamat será “Saúde dos magistrados e servidores da Justiça do Trabalho. Plano de autogestão: realidades e perspectivas”. Terezinha aproveitou a oportunidade para apresentar a síntese da pesquisa encomendada pela Anamatra sobre a saúde dos magistrados trabalhistas.
Além disso, a magistrada comentou a portaria nº 124 do Conselho Nacional de Justiça, de novembro de 2011, que criou grupo para estudar a condições de trabalho do Judiciário. “Considero que estas informações poderão colaborar com o desenvolvimento do tema, inserindo nos estudos a preocupação com o que vem ocorrendo com a saúde dos juízes”, afirmou a diretora da Anamatra.
“Pretendemos, com este estudo, analisar a viabilidade de um plano de saúde nacional de autogestão para a Justiça do Trabalho, a partir de pesquisa da realidade dos diversos tribunais regionais”, completou Terezinha, que aproveitou para ressaltar que toda sugestão e crítica para enriquecer o debate será bem-vinda.