Alunos do sistema EJA de ensino, do CIEP Dr. Zerbini, em São Gonçalo, receberam, na noite do dia 16 de novembro, os juízes Ronaldo Callado, Márcia Cardoso e Cláudia Márcia, para mais uma culminância do Programa Trabalho, Justiça e Cidadania. Entre as atividades desenvolvidas, as quais foram baseadas no tema “Trabalho na Terceira Idade”, o relato de experiência no mercado de trabalho arrancou aplausos e emocionou a plateia, formada por estudantes e docentes.
Valéria Cristina, de 46 anos, expôs que parou de estudar aos 14 anos, mas que, para realizar o sonho de ter seu próprio negócio, resolveu voltar para a sala de aula. “Criei forças para retornar aos estudos. Tenho que aprender a ler e me informar de tudo, pois quero agir certo com meus funcionários. Não quero cometer os erros do meu empregador atual”, disse.
Enaltecendo a importância de se respeitar o professor, Fernando, de 42 anos, destacou que fica triste ao ver jovens que têm a postura de agredir os docentes e que não levam a escola a sério. Ao falar de sua experiência atual no trabalho, disse se orgulhar de ter voltado para a escola.
Para falar do trabalho que foi feito, ao longo dos últimos meses, a professora de Sociologia e Filosofia, Maria de Fátima, explicou que cada turma trabalhou diferentemente com a Cartilha do Trabalhador. “Tracei o perfil de cada uma e elaborei as atividades. Fizemos relatos de experiências, trabalhamos com a leitura de jornais e desenvolvemos projetos com base na Cartilha. Queria que eles entendessem muito mais do que o conceito da palavra trabalhar. Queria que contextualizassem o que aprenderam e percebessem a importância do trabalho na vida de um cidadão”.
Ao final da exposição, que também teve a apresentação de um vídeo com depoimentos dos alunos sobre o significado da palavra trabalho, os magistrados explicaram o valor das atividades que envolvem o PTJC e abriram espaço para um debate, para esclarecimento de dúvidas relacionadas aos direitos trabalhistas. Entre as principais demandas estavam: pagamento de horas extras, Programa de Demissão Voluntária, estabilidade de gestante e banco de horas.