O programa Balanço Geral DF, veiculado pela Record Brasília, produziu matéria sobre o Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público, mobilização organizada pela Frente Associativa da Magistratura e do MP e que acontece nesta quarta-feira (21/9), em Brasília (DF). Na reportagem, o presidente da Anamatra, Renato Sant’Anna, aborda a segurança dos magistrados, tema que faz parte da plataforma de debate do Dia Nacional.
“Mesmo na Justiça do Trabalho, em que nós não lidamos diretamente com o crime organizado, existem vários casos de juízes ameaçados. E o que nos falta quando isso acontece é um apoio institucional, um apoio do aparato de segurança”, diz o juiz. “Muitas vezes a segurança é fornecida por algumas semanas ou por uma semana e depois é retirada, e o juiz fica à sua própria sorte”, completa.
Vejo o vídeo da reportagem aqui.
Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do MP
O Dia Nacional de Valorização da Magistratura e do Ministério Público reunirá centenas de magistrados e integrantes do MP com início às 11 horas, no Congresso Nacional, e posterior deslocamento a pé até o Supremo Tribunal Federal. A pauta do Dia Nacional está centrada nos seguintes eixos: política remuneratória, segurança e previdência pública.
O evento será promovido o pela Frente Associativa da Magistratura e do Ministério Público da União (Frentas), integrada pela Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (Anamatra), Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho (ANPT), Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), Associação Nacional do Ministério Público Militar (ANMPM), Associação dos Magistrados da Justiça Militar Federal (Amajum), Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (Amagis/DF), e Associação do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (AMPDFT), em articulação com a Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB) e a Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp).