O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, prestigiou, na manhã desta quarta-feira (11/05), o lançamento do Inquérito Civil Eletrônico (ICE), ferramenta do Ministério Público do Trabalho (MPT), idealizada para acelerar as ações da instituição. “A era digital está aí às nossas portas e nós não podemos ficar para trás”, afirmou o procurador-geral do Trabalho, Otávio Brito Lopes. A solenidade também contou com a presença, dentre outras autoridades, do corregedor-geral da Justiça do Trabalho, ministro Antônio Barros Levenhagen.
“A digitalização dos processos é um avanço muito grande. O Inquérito Civil Eletrônico trará muita transparência para a sociedade daquilo que o MPT faz”, ressaltou o procurador-geral, ao destacar o empenho e dedicação de procuradores e servidores na elaboração e implantação da ferramenta.
De acordo com o coordenador de Tecnologia da Informação do MPT, Fabio Kosaka, um dos benefícios do ICE é que não existe mais o tempo perdido dos autos em papel, que agora serão automatizados. A iniciativa, segundo Kosaka, traz maior efetividade nas análises processuais e contribui para a preservação do meio ambiente.
O ICE ficará disponível para consulta 24 horas por dia. O acesso será permitido aos membros e servidores do MPT.