Ismael Lago aconselhou magistrados aposentados sobre como cuidar da mente e do corpo
A palestra do segundo dia da programação do 2º Encontro Nacional de Magistrados do Trabalho
Aposentados foi uma verdadeira lição de vida e para a vida. O médico clínico geral e dietista Ismael do Lago ensinou aos magistrados as fórmulas que ele acredita – e prova com teorias, História e estatísticas – que levam à felicidade e, consequentemente, à longevidade. Participaram da mesa a diretora de Aposentados da Anamatra, Cristina Valero, e o desembargador aposentado da 17ª Região (ES) Hélio Mário de Arruda.
Ismael começou sua explanação falando sobre a mudança de pensamento da humanidade, ao longo da História, sobre o conceito de felicidade. “Felicidade era um dom de Deus. Mas Sócrates passou a responsabilizar o homem pela sua própria sorte ou felicidade”, explicou.
O médico aproveitou a oportunidade para dar dicas sobre saúde mental e física. “Não se esqueçam nunca de uma coisa para ser feliz: coração que agradece não tem lugar para a tristeza”, disse. “Existem duas grandes barreiras contra a felicidade: o
medo e a ansiedade”, completou, também aconselhando que é preciso consultar-se com médicos e dentistas ao menos duas vezes por ano a partir dos 40 anos de idade.
“Para que possamos viver o momento, o presente é preciso olhar para o passado e compreender nossos atos e os acontecimentos. Ou seja, sentir saudade apenas, e não sentir ódio, rancor ou remorso. E para olhar o futuro devemos ter esperança, e não ter medo, ansiedade e insegurança”, alertou. “É preciso aprender a lidar com nossos remorsos. Às vezes perdoamos tudo que nos fizeram, mas não perdoamos o que nós mesmos fizemos”, finalizou.
Clique
aqui para ler a apresentação do médico.