O Presidente da Amatra 8 (PA) e diretor de Cidadania e Direitos Humanos da Anamatra, Gabriel Napoleão Velloso Filho, participou, no dia 12 de abril na Câmara dos Deputados, do lançamento da Frente Parlamentar Mista pelos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. A Frente tem a coordenação da senadora Lídice da Mata (PSB-BA) e das deputadas Érika Kokay (PT-DF) e Teresa Surita (PMDB- RR).
Na abertura da solenidade, os presentes realizaram um minuto de silêncio em homenagem às crianças e adolescentes mortos na tragédia de Realengo (RJ). Na ocasião, a menina Rayssa, integrante do Grupo Batucando, leu uma carta de homenagem às vítimas e cobrou atenção às crianças por parte das autoridades públicas.
Segundo a deputada Érika Kokay (PT-DF), a principal função da Frente será lutar no Congresso Nacional pela aprovação de projetos de interesse das crianças e adolescentes do país. "Temos a importante missão de lutarmos pela aprovação de projetos de lei que defendam as crianças dentro de uma perspectiva de respeito aos direitos humanos", afirmou a parlamentar.
Na pauta de trabalho estão assuntos como: o combate ao bullying nas escolas, ao tráfico e uso de drogas, ao racismo entre crianças e adolescentes brasileiros. Gabriel Velloso colocou alguns outros pontos que afligem a população brasileira. “As questões relativas ao trabalho infantil seja doméstico, esportivo ou artístico também devem estar na pauta, já que a exploração destes meninos e meninas é uma realidade na nossa sociedade. Precisamos acabar com este mal. Precisamos garantir a efetivação, na íntegra, do Estatuto da Criança e do Adolescente”, completou.
Velloso convidou também todos os presentes para o seminário “Trabalho Precoce e Direitos Humanos - A exploração sexual de crianças e adolescentes e o trabalho artístico como obstáculos ao desenvolvimento saudável e à cidadania", promovido pela Anamatra e pela Amatra 1 (RJ), que será realizado de 16 a 18 de maio, no Rio de Janeiro.
Cerca de 20 parlamentares participaram do evento e reconheceram a necessidade de debates sobre os temas abordados, como o uso de drogas, a gravidez na adolescência, violência sexual, evasão escolar, o bullying e o desaparecimento de meninos e meninas.
A coordenação da Frente Parlamentar Mista anunciou para o dia 12 de maio uma reunião de Trabalho com o objetivo de discutir o plano de ação do grupo para os próximos anos.