O presidente da Anamatra, Luciano Athayde Chaves, participou da abertura do III Encontro Nacional sobre Legislação Esportivo-Trabalhista na noite desta quinta-feira (18/11). Organizado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o evento tem como objetivo debater temas atuais e polêmicos do mundo jurídico-esportivo.
Ao compor a mesa da cerimônia de abertura com o presidente do TST, ministro Milton de Moura França e demais autoridades, Luciano Athayde descontraiu o público ao comparar as regras de futebol interpretadas pelo árbitro com a legislação esportiva, que também é decifrada pelos magistrados durante as ações trabalhistas que envolvem atletas.
“A magistratura do Trabalho observa com muita preocupação o tema discutido aqui nesse evento. O futebol possui uma dimensão não só de entretenimento, mas de uma atividade de complexas relações sociais”, afirmou o presidente da Anamatra, ao ressaltar que a aplicação das leis trabalhistas e geral é cerca de um processo de formação hermenêutico. “Esse evento ajuda a pensar e a construir esse pensamento e interpretação sobre a legislação, consolidando o papel da magistratura do Trabalho no cenário desportivo brasileiro”.
Outras autoridades do Judiciário, do Governo Federal e do mundo desportivo também participaram da abertura do evento, entre elas o ministro dos Esportes, Orlando Silva, e Weber Magalhães, ex-secretário de Esportes do Distrito Federal, representando o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira. O Encontro acaba na noite desta sexta-feira após a realização de diversas palestras com especialistas no tema.